sexta-feira, 10 de maio de 2013

HOMENAGEM CÍVICA

A EMEF Renato Pradi homenageia o grande escritor da obra “O sítio do pica pau amarelo”.  

O dia nacional do livro infantil é comemorado em 18 de abril porque nesse dia nasceu Monteiro Lobato. José Bento Monteiro Lobato foi personagem extremamente popular no Brasil, entre os anos de 1935 e 1948 - enquanto vivo - e a sua popularidade, principalmente como autor de livros infantis, estendeu-se até boa parte da década de 50. Foi o autor que mais escreveu para crianças em todo o mundo, sendo a sua obra “O sítio do pica pau amarelo” considerada a mais extensa de literatura infantil de que se tem notícia, foram vendidos um milhão e meio de exemplares de seus livros. 




D. Benta: 

Dona do sítio do pica pau amarelo é a imagem da bondade e sabedoria. ela tem preocupação muito grande com seus netos, porque ela os ama e adora ler histórias para seus netos. 




Tia Nastácia:

É a cozinheira de dona benta, que na história original é negra, personifica a sabedoria popular. simpática, amiga e trabalhadeira, dedica-se aos afazeres da casa.



Narizinho: 

É a neta de D. Benta, se chama lúcia. mostra o modo de pensar das crianças. é uma menina muito esperta, curiosa e educada. adora brincar de boneca, passear na floresta e comer jabuticabas.





O Sítio é um lugar onde todas as crianças querem ir, porque é mágico e fantástico. Lá Dona Benta, Tia Nastácia, Pedrinho e Narizinho podem encontrar a qualquer momento, seres encantados de vários reinos, personagens do folclore brasileiro como: o curupira e os caçadores, o saci, a cuca, e fazer grandes mágicas como dar vida a uma espiga de milho, o Visconde de Sabugosa e transformar a boneca Emília , boneca de pano que virou gente ,engoliu a pílula e começou a tagarelar, tagarelar, tagarelar......





Emília: 

É a boneca de pano de narizinho e é a minha principal criação. a boneca dá sua opinião no livro “memórias de emília” sobre valores como verdade, mentira, justiça e poder. é muito levada, sempre com mil ideias ela apronta das suas.




Visconde de Sabugosa:


O boneco, feito de sabugo de milho por Pedrinho, simboliza os intelectuais. Ele fala, pensa e lê muito. Faz várias experiências em seu laboratório. Em uma de suas experiências perigosas criou uma fórmula para dar vida a boneca de Narizinho que é Emília.






Cuca:

Mora numa caverna no meio da floresta, ela é malvada, faz feitiços, usa de encantos para maltratar os personagens do sítio do pica pau amarelo.







Saci:

Um menino muito levado, de uma perna só. sua diversão é assustar e trançar as crinas dos cavalos assim como entrar nas casas e bagunçar tudo.




Curupira:

De acordo com a lenda, contada principalmente no interior do Brasil, o curupira habita as matas brasileiras. De estatura baixa, possui cabelos avermelhados (cor de fogo) e seus pés são voltados para trás. A função do curupira é proteger as árvores, plantas e animais das florestas. Seus alvos principais são os caçadores, lenhadores e pessoas que destroem as matas de forma predatória.


A homenagem cívica aconteceu sob a coordenação e organização da Professora Dóris Maria Ronchi (Educação Física) envolvendo alunos dos 3º, 4º e alguns alunos do 5º ano, também os alunos do Pré II. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário